Novo apagão total atinge 15 dos 16 municípios do estado do Amapá
Desde às 18h30 desta quinta-feira (8) cidades do Amapá voltaram a registrar um apagão total, com a suspensão do fornecimento de energia elétrica. Por volta de 19h40, o serviço começou a ser restabelecido, com retorno gradual em alguns bairros de Macapá.
A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) confirmou que o problema atingiu 15 dos 16 municípios, incluindo todos os afetados pelo apagão total de novembro de 2020, que deixou o estado por 4 dias sem fornecimento.
O único que não ficou no escuro foi Oiapoque, no extremo Norte, que é alimentado por sistema isolado.
A CEA detalhou também que aguarda “autorização do Operador Nacional do Sistema para recompor os sistemas de distribuição” e que a situação está sendo investigada.
Em nota, o ONS confirmou a interrupção de cerca de 200MW de carga no sistema elétrico que atende o Amapá e que avaliará as causas da ocorrência junto aos agentes envolvidos.
“Às 19h02min foi iniciado o processo de recomposição da energia. O ONS reitera que, assim que identificou o problema, atuou prontamente para restabelecer o mais rápido possível o fornecimento de energia na região”, diz a nota.
A empresa Linhas de Macapá Transmissora de Energia, que abriga e opera os transformadores que fornecem a eletricidade para o Amapá, informou, também em nota, que a causa do apagão está sendo investigada.
“Está reestabelecida a linha de transmissão Jurupari-Laranjal [no sul do estado], que abastece sua subestação de Laranjal e que na noite desta quinta-feira (8) sofreu uma ocorrência, instantaneamente resolvida e cuja a causa está sendo avaliada. A LMTE destaca que sua subestação Macapá e os três transformadores da subestação Macapá funcionam sem intercorrências.
Quarto apagão
O blecaute desta quinta-feira (8) é o quarto registrado no Amapá em 5 meses. O primeiro deles, em 4 de novembro, deixou as 13 cidades sem energia durante 4 dias e com fornecimento parcial durante 22 dias.
A falta de energia aconteceu, na época, após a principal subestação do estado (Subestação Macapá) sofrer um incêndio. O problema evidenciou falhas no fornecimento de energia no estado, que gerou uma crise energética.
Em 18 de novembro, enquanto as cidades estavam no sistema de rodízio, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou que houve novo desligamento no Amapá que pode ter ocorrido no momento da “energização” de uma linha de transmissão. A escuridão total durou cerca de 5 horas.
Cerca de dois meses depois, em 13 de janeiro de 2021, o Amapá enfrentou um novo blecaute total, que também durou cerca de 5 horas.