Vereadores alagoanos firmam parceria para transferência tecnológica entre o Circuito das Frutas de São Paulo e a Rota da Fruticultura de Alagoas

O vereadores Remi Constatntino e Altair Torres ambos de Igaci e Madson Monteiro de Palmeira dos Índios, estiveram na última sexta-feira (9)  e sábado (10), em evento tradicional do Circuito das Frutas, respectivamente em Vinhedo e Louveira próximas à Grande São Paulo.

Acompanhados pelo Secretário de  Desenvolvimento de Palmeira dos Índios, Luciano Monteiro e uma comitiva composta por técnicos, agricultores, jovens e mulheres, foram recebidos na Câmara de Louveira pelo presidente da Casa, Marquinhos do Leite, alagoano de Poço das Trincheiras e radicado no interior de São Paulo.

Presidente da Câmara de Louveira/SP, recebe vereadores alagoanos e comitiva.

Na oportunidade, a comitiva recebeu homenagem do presidente Marquinhos do Leite e do Dr. Roberto Omozzolo, Coordenador da Festa da Uva e do Circuito das Frutas Paulista. “Como alagoano tenho um grande prazer em recebê-los, para que levem experiências daqui que possam ser implantadas não somente em Alagoas, mas também no Nordeste. A Casa estará sempre de portas abertas para vocês”, afirmou Marquinhos do Leite.

Para o vereador Madson Monteiro, esse é mais um canal para que sejam desenvolvidas em Palmeira dos Índios, atividades no setor para movimentar a agricultura. “Essa é a segunda vez que venho até aqui para conhecer o modelo de produção, para que sirva de modelo para nosso município”, explicou.

Os vereadores de Igaci, Altair Torres e Remi Constantino afirmaram que a visita realizada no circuito das frutas e as experiências adquiridas na atividade de fruticultura serão modelos para o município, visto que, Igaci faz parte da Rota da Fruticultura. “Como homem da roça, estou encantado com o que vi aqui. Daqui tiramos muito proveito para implantar em nossa Igaci”, afirmou Remi.

Transferência de tecnologia

O intuito dos parlamentares alagoanos foi fechar uma parceria para transferência tecnológica entre o circuito das Frutas Paulista e a Rota da Fruticultura Alagoana que começa em Igaci.

O foco da união entre a cidades interioranas de São Paulo e Alagoas é trocar experiências e copiar o modelo de fortalecimento que vem surgindo com força nos últimos anos: o Turismo Rural, as festas tradicionais e as produções a partir das frutas.

O modelo servirá de exemplo para a unidade de beneficiamento de frutas que será implantada em Igaci e faz parte da Rota da Integração Fruticultura de Alagoas que começa no município. A unidade irá atender aos agricultores dos APLs Fruticultura no Agreste, Fruticultura no Vale do Mundaú e Horticultura no Agreste e trabalhará com o beneficiamento de 11 frutas, levando em consideração a fruticultura da região como abacaxi, pinha, caju, banana, graviola, entre outras. Entre os produtos estão geleia, doces, polpa e suco de frutas concentrado, além de frutas desidratadas. O modelo implantado no Circuito das Frutas é a modalidade que será aplicada em Alagoas.

Entusiasta da Rota da Fruticultura Alagoana, Luciano Momento acredita que Alagoas é o estado mais viável do Brasil, que tem, por exemplo, água em seus quatro lados.  “ Temos que nos unir por uma cidade e um estado de todos. Os municípios crescem se cada um colocar uma pedra, se cada um plantar uma semente, se cada um fizer a sua parte. Os municípios precisam de uma política inteligente e integrada, por isso que tenho a intenção de trazer uma comitiva composta por prefeitos para conhecer in loco o Circuito das Frutas de São Paulo”, afirmou.

Os vereadores participaram também da Festa da Uva em Vinhedo. Lá, foram recebidos pela vice-prefeita, Claudineia Vendemiatti Serafim que mostrou os diversos tipos de produção de doces, geléias e vinhos produzidos a partir da uva e realizou um tour pelo evento acompanhando a comitiva.

Os vereadores visitaram no sábado (10), a vinícola Micheletto no Sítio Santa Rita em Louveira.  “Para nós foi muito importante conhecer desde a produção da uva até a elaboração dos diferentes vinhos e sucos que foram degustados. Além disso, a comercialização dos produtos artesanais do Circuito das Frutas são uma ótima oportunidade de geração de emprego e renda que pode ser copiado nos municípios alagoanos”, finalizou Luciano Monteiro.
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *