3ª Vara Criminal de União dos Palmares, em Alagoas, já é 100% digital

cats4O processo digital ganha força no Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), que utiliza a solução Sistema de Automação da Justiça para Tribunais (SAJ Tribunais). Em União dos Palmares, a 3ª Vara Criminal já está 100% digital. A unidade, que segue a prática do tribunal de trabalhar exclusivamente com o processo digital para quaisquer ações novas, digitalizou os processos físicos que estavam em andamento.

“Eu queria dar um bom exemplo e pedi aos servidores que encampassem a ideia. Cada um deveria digitalizar um processo por dia. Assim fomos avançando”, explica o juiz de Direito da 3ª Vara Criminal União dos Palmares, Rafael Wanderley Casado. Ele reforça que o engajamento dos serventuários foi essencial para o sucesso do trabalho. A unidade está 100% digital desde maio.

Na 3ª Criminal de União dos Palmares, os únicos processos que ainda estão em papel são os já baixados. Todos os processos em andamento que eram físicos foram digitalizados, inclusive os que já foram julgados, mas que houve pedido de recurso. As ações novas entram digitais em todas as unidades do TJAL.

Saiba mais sobre os benefícios de uma unidade 100% digital

Casado frisa que a Justiça digital traz benefícios à sociedade, oferecendo uma resposta mais rápida às demandas dela. Ele cita também que dessa forma é possível reduzir os custos com papel, economizando os recursos pagos pelo contribuinte.

O juiz lembra que, no início da digitalização, os servidores preferiam trabalhar com processos físicos, pois já estavam acostumados, mas agora têm preferência pelo digital. Entre as vantagens observadas por eles destaca-se a possibilidade de execução de atividades paralelas, já que o processo fica disponível virtualmente, sem a necessidade de esperar uma das partes devolvê-lo para que outra tenha acesso às consultas. Dessa forma, é possível abreviar etapas, o que torna a prestação jurisdicional mais célere. Outras varas do TJAL também seguem o caminho da virtualização total e estão digitalizando o acervo.

Sobre o SAJ

O Sistema de Automação da Justiça é o principal colaborador para a implantação do processo digital na Justiça brasileira. É adotado por mais de 30 instituições que operam no cenário da Justiça, as quais representam, em conjunto, mais de 60% dos processos que tramitam na esfera estadual brasileira.

O SAJ é ferramenta madura que já passou por cinco ciclos de desenvolvimento e incorpora facilidades para a automatização das rotinas jurisdicionais e administrativas que asseguram excepcionais ganhos de produtividade e otimização dos recursos de Tribunais de Justiça, Ministérios Público e Procuradorias estaduais e municipais.

Estudos da Softplan em parceria com Tribunais que usam o SAJ apontam:

•          47% de ganho na taxa de vazão dos processos (congestionamento);

•          50% de aumento na produtividade de magistrados,

•          70% mais agilidade na tramitação dos processos e

•          87% de aumento no índice de atendimento de novos processos.

 

A Softplan

A Softplan é uma das maiores empresas do Brasil no desenvolvimento de softwares de gestão. Atualmente suas soluções estão presentes em todos os estados brasileiros, em países da América Latina e nos Estados Unidos, fazendo a diferença na vida das pessoas. Desde 1990, a companhia atua de modo a tornar a gestão pública e privada no Brasil mais transparente, eficiente e ágil com o uso de tecnologias modernas e inovadoras. Ao longo desses anos, a Softplan se especializou no desenvolvimento e na implantação de softwares de gestão para os segmentos de Justiça, Infraestrutura e Obras, Gestão Pública, Projetos Cofinanciados por Organismos Internacionais e Indústria da Construção.

 

Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *