Presidente da Câmara assume Prefeitura de Tanque d’Arca

1O presidente da Câmara Municipal de Tanque d’Arca, Antônio Teixeira de Ameida (PMN), foi reconduzido ao cargo de prefeito da cidade, localizada no Agreste de Alagoas. O entra e sai de prefeitos na cidade começou em 2013 e tornou-se comum, desde o afastamento de Roney Valença (PMDB), devido a denúncias de improbidade administrativa, acatadas pelo juiz José Braga Neto.

No entanto, o Diário Oficial do Estado (DOE) publicou, no último dia 28 de agosto, o Decreto Legislativo que empossou o vereador pelo período de 90 dias no cargo de prefeito, com a finalidade de apuração dos fatos envolvendo as denúncias e a coleta das provas necessárias para conclusão do processo envolvendo os gestores afastados.

No mês passado, a população da cidade ficou à deriva e sem entender as mudanças no comando do Executivo local que envolveu também a posse e afastamento do vice-prefeito Valdemir Bezerra de Lima (PMDB). Ele também é acusado de envolvimento em desvios de recursos públicos.

Na época, o juiz José Braga Neto afirmou que a situação de Tanque d’Arca era, no mínimo, estranha. “Isso é fora da normalidade. O prefeito foi afastado e, na situação normal, quem assume é o vice-prefeito. Então nos autos, não existe nenhum impedimento para o vice-prefeito assumir e, para minha estranheza, o presidente da Câmara assume. Eu determinei que no caso, o Valdemir Lima, assumisse”, justificou.

Tanto entra e sai acabou, naturalmente, dividindo o cenário político da cidade, já com olhos bem abertos para as eleições de 2016. O interino, Antônio Teixeira, pretende disputar um cargo, embora não tenha confirmado se a reeleição para vereador ou, pela primeira vez, candidatar-se para prefeito ou vice-prefeito.

Nos próximos dias, a Justiça deverá pronunciar-se novamente sobre o caso envolvendo os gestores afastados da administração. Ao prefeito interino, Antônio Teixeira, resta administrar o caos em que se transformou, graças às irregularidades praticadas por quem foi eleito pela população para cuidar de Tanque d’Arca.

 

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *