III Festa da Colheita acontece em comemoração ao 36 anos da Carpil

cats5

Palmeira dos Índios sediou neste domingo (30), na casa de Shows Aquárius Hall, uma programação em comemoração aos 36 anos da Cooperativa Agropecuária Regional de Palmeira dos Índios (CARPIL)  com a realização da III Festa da Colheita.

A comemoração da cooperativa contou com a presença de cerca de dois agricultores cooperados, autoridades políticas, representantes e gestores de órgãos estaduais e parceiros.

A Carpil visa o envolvimento da família através de seus programas direcionado às mulheres, jovens e produtores ligados a agricultura familiar, indígenas, quilombolas e assentados para a produção agroecológica.

O evento contou também com exposição de produtos da colheita dos municípios que fazem parte área de atuação da Carpil através dos programas Carpil Leite, Carpil Mulher, Carpil Jovem, Carpil Aves, Fábrica Verde, e a Intercooperação Carpil/Coopavel, Sombra e Água Viva, Chamada de Assistência Técnica e “Água para Todos” que visa a verticalização agropecuária, respeitando as diretrizes da sustentabilidade.

O presidente da Carpil, Luciano Monteiro, recordou a trajetória honrosa da cooperativa, lembrando de todos que contribuíram para o sucesso e manutenção da  instituição.

Monteiro falou também da felicidade de poder, a frente da Carpil, testemunhar a mudança na qualidade de vida de muitas famílias de trabalhadores(as) rurais da região. “Ver o sucesso de uma agricultora apoiada pela Carpil nos enche de orgulho,  temos  trabalhado isso nesses 35 anos”, completou o presidente.

A 3º Festa da Colheita finaliza uma etapa de paradigmas que seus associados vivenciaram nos últimos 21 anos, focados nas demonstrações que as novas tecnologias trabalhadas em todo país poderiam ser simplesmente na região sul. “Estamos é um outro nível, a cooperativa da agricultura familiar, integrada com o associativismo e apoiada numa aliança estratégica com o Governo Federal, Estadual e Municipal viabiliza as famílias rurais o acesso ao mercado com a sua produção processada, semi-processada, e asgro industrializada; fomos chamados de sonhadores e hoje a questão é desenvolver a produção para transformar a sobra de palhada e capim em carne, leite e ovos”, completa Luciano.

cats5

Estiveram presentes o presidente da Carpil, Luciano Monteiro acompanhado por Givaldo Carimbão (Deputado Federal) e Carimbão Júnior (Deputado Estadual), representantes da Secretaria de Agricultura do Estado (Governo do Estado), Ministério do Desenvolvimento Agrário (Governo Federal), Codevasf, Conab e Ministério da Agricultura.

 

Trajetória

 

Nesses 36 anos, a Carpil “Semeia Desenvolvimento” implantando projetos de Tecnologia Sociais voltados para o desenvolvimento sustentável  como: a captação de água, recuperação de nascentes, quintais produtivos, tanques de piscicultura, entre outros.

Desenvolve ainda programas específicos voltados para jovens e mulheres rurais.

O programa para jovens proporciona, entre outras atividades, o intercambio da instituição com a COOPAVEL (PR), para que estes possam conhecer novas tecnologias e transferir o conhecimento adquirido. Para as mulheres são oferecidos cursos de artesanato, de produção orgânica e palestras – cujos temas são de interesse dessas agricultoras. Parte dessas ações é desenvolvidas em parceria com o Sebrae , Senar e sindicatos rurais.

A entidade apoia os agricultores familiares na produção de alimentos, beneficiamento e comercialização. Para isso, conta com a parceria do governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e com o Ministério de Desenvolvimento Agrário. A entidade atua em todo estado e tem 1.700 cooperados.

 

Da Redação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *