Seprev debate proibição da venda de bebida alcoólica a menores

catsA Secretaria de Prevenção Social a Violência debateu, nesta terça-feira (9), a lei federal 13106/15, que criminaliza a venda de bebida alcoólica a crianças e adolescentes. Representantes de vários órgãos e entidades envolvidas no assunto estiveram presentes, para a discussão de propostas para a elaboração do Programa Estadual de Controle de Bebidas Alcoólicas para Crianças e Adolescentes em Alagoas.

O programa será construído ao longo das discussões realizadas entre a pasta de Prevenção Social à Violência e representantes do Conselho Estadual do Direito da Criança e do Adolescente, Procon, Conselho Estadual de Políticas Sobre Drogas (Coned), Polícia Militar, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Alagoas (Abrasel), Associação dos Supermercados de Alagoas (ASA), o Ministério Público Estadual, a Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas e a Associação dos Ambulantes de Maceió.

O uso de bebida alcoólica na juventude é uma preocupação da pasta porque, de acordo com dados da própria secretaria, entre 2010 e 2014, dos 10.166 casos que a secretaria atendeu, cerca de 70% disse ser usuário de álcool. E desse número, 88% disse que iniciou o consumo de álcool entre a adolescência e a juventude. Informações mais detalhadas mostram que 45% passou a usar o álcool entre os 10 e 14 anos de idade, já 43% entre os 15 e 25 anos.

Em alerta com esses números, a Secretaria de Prevenção Social à Violência começa o diálogo com instituições envolvidas com o assunto, para a realização de um trabalho integrado. O secretário adjunto, Cloves Benevides, ressaltou a importância da participação do empresariado nesse processo. “A nossa ação é trabalho de base, sensibilização e mobilização. Já conversamos anteriormente com os empresários sobre o assunto. Vamos criar um campo de defesa para os estabelecimentos, que hoje não existe, e fazer com que eles se tornem nossos parceiros”, afirma Benevides.

 

Agência Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *