PM forma 31 agentes no curso de Operações em Baixa Luminosidade

catsA Polícia Militar de Alagoas realizou na noite dessa segunda-feira (8), na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello (APMSAM), a formatura de 31 agentes de segurança qualificados a partir de agora com a conclusão do Curso de Operações em Baixa Luminosidade (COBL). O curso, que durou duas semanas, teve a participação de 29 policiais militares, entre oficiais e praças, e dois agentes da Polícia Civil. A solenidade foi presidida pelo secretário de Defesa Social e Ressocialização, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, e contou com a presença de autoridades da área de segurança pública.

O COBL foi idealizado pelo coordenador do curso, major Enio Bolivar, após o oficial realizar diversos cursos renomados na área fora do país. A ideia é de que, a partir de agora, novas turmas sejam formadas, capacitando cada vez mais agentes a atuarem com as específicas técnicas, mesmo em condições adversas de ambiente.

“Conheci essa técnica em 1996 e hoje somos a primeira corporação no Brasil a oferecer o curso. É uma grande satisfação coordenar este trabalho, que hoje conclui sua segunda edição. Agora, são mais 31 agentes qualificados em técnicas que podem salvar vidas e garantir o sucesso de muitas operações policiais”, destacou.

A primeira turma do curso foi realizada em dezembro de 2014, formando 30 agentes. O principal equipamento utilizado é a lanterna tática e durante as instruções teóricas e práticas, diurnas e noturnas, os alunos recebem todas as informações sobre como desenvolver uma maior confiança em suas ações em qualquer ambiente, além de reunir conhecimentos atualizados sobre a utilização da lanterna para proteção individual e combate à violência e à criminalidade.

Para o orador da turma, tenente Thiago Almeida, a conclusão do curso representa o fim de um período que embora pareça curto, trouxe grande aprendizado. “Foram dias intensos, composto por instruções inclusive na madrugada e em condições e locais aparentemente impossíveis de atuar. O curso nos ensinou a importância da lanterna e o quanto ela precisa fazer parte do equipamento de proteção individual de todo profissional de segurança”, frisou.

Da mesma forma, a soldado Maria Cordeiro, reforçou ressaltando a qualidade das instruções. “O curso foi muito intenso e proveitoso. Após instruções com excelente técnica, nos sentimos preparados para atuar em quaisquer condições de luminosidade. Sabemos como utilizar a lanterna a nosso favor, o que pode garantir o sucesso das operações que realizamos diuturnamente na atividade policial”, salientou.

Para o comandante-geral da PM, coronel Paulo Lima Júnior, o desenvolvimento do curso demonstra o quanto a instituição está investindo na capacitação de seus profissionais.

“As estratégias de incursões repassadas durante o curso capacitam o agente de segurança para defender melhor a sociedade e a própria vida, legitimando a segurança das operações. Ao ofertar o curso, a corporação se mostra interessada na valorização do profissional e consequente melhora na qualidade do serviço prestado à população”, ressaltou Lima Júnior.

A solenidade contou ainda com uma homenagem ao major Bolivar, através da entrega, por parte dos alunos, da bandeira do curso; além da apresentação de um vídeo com momentos de instrução e uma demonstração tática de abordagem a suspeito em ambiente totalmente escuro, utilizando a lanterna.

Participaram do evento, ainda, o secretário-adjunto de Ressocialização, tenente-coronel Marcos Sérgio; o delegado-geral da Polícia Civil, Paulo Cerqueira; o subcomandante da PM, tenente-coronel Louvercy Monteiro; o comandante da APM, coronel João Marinho; o comandante de Policiamento da Capital, tenente-coronel Marcos Sampaio e o consultor em segurança, Daniel Saraiva, além de oficiais e praças da corporação e familiares dos formandos.

Durante a formatura, os instrutores e monitores do curso, bem como autoridades e colaboradores foram homenageados pela turma com a entrega de certificados e placas.

Os três primeiros colocados, soldado Wklebson Pereira, soldado Carlos Alberto Tenório e tenente Samuel Oliveira, receberam das autoridades presentes os certificados de conclusão e um kit ofertado pela empresa Central das Armas.

O brinde era composto por uma faca de combate, uma lanterna, dois brevês em metal e emborrachado, além de equipamentos e utensílios de sobrevivência. Os demais concluintes receberam os certificados dos respectivos padrinhos e madrinhas.

 

 

Agência Alagoas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *