Grávida cai de mesa de cirurgia após maca quebrar durante parto

catsUma grávida que estava na mesa de cirurgia na Maternidade Ana Braga, na Zona Leste de Manaus, caiu da maca da unidade durante o procedimento de parto. A gestante estava sendo submetida a uma cesariana. O caso ocorreu na segunda-feira (1º). A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) afirma que equipamentos hospitalares do local passam por frequente manutenção. Um procedimento administrativo será instaurado para apurar o caso.

Uma foto registrada no momento da queda, divulgada pela TV Amazonas nesta terça-feira (2), mostra a gestante no chão depois que a maca começou a inclinar. Um parafuso solto teria causado o acidente.

A diretora da maternidade, Ana Maria Medeiros, disse que todos os equipamentos da unidade passam por manutenção preventiva. Ela afirmou ainda que a maca envolvida no acidente passou pelo procedimento preventivo na sexta-feira (29), e há uma empresa contratada para prestar este serviço, segundo ela.

“Quando a maca rompeu esse parafuso e tombou, a equipe médica prestou toda assistência. A anestesista amparou. Tanto é que a paciente não despencou no chão, porque a própria anestesista, que estava ao lado, sustentou o corpo e colocou a paciente no chão. Realmente, as imagens mostram depois que ela já estava no chão”, disse.

A paciente envolvida no incidente passa bem, segundo a diretora. Ela permanece internada na unidade se recuperando do parto cirúrgico. Ela está sendo submetida a exames complementares que devem apontar se ela sofreu problema durante o ocorrido.

O seu recém-nascido está internado da UTI da maternidade.

A Susam afirma que o quadro de saúde da criança não tem relação com o episódio. “Quando ela [mãe] foi indicada para uma cesárea é porque já havia um comprometimento na saúde do bebê, que levou a esse procedimento cirúrgico”, disse a diretora da unidade.

Infraestutura

Uma nota enviada pela Secretaria de Saúde nega problemas de infraestutura nas dependências da maternidade. “O relatório relativo ao último mês de abril mostra que, de 213 equipamentos inspecionados, apenas 14 necessitaram de algum tipo de manutenção corretiva”, diz um trecho do comunicado.

A Susam diz que solicitou um laudo da empresa responsável para averiguar as causas da ruptura na maca.

 

G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *