Pesquisa CNT: 18,9% dos brasileiros aprovam desempenho de Dilma

catsPesquisa divulgada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), nesta segunda-feira (23), revela que a aprovação do desempenho pessoal da presidente Dilma Rousseff caiu 36,7 pontos percentuais. A pesquisa aponta que 18,9% dos entrevistados consideram que a presidente tem uma atuação boa ou ótima.

No último levantamento, em setembro do ano passado, dias antes do primeiro turno das eleições, esse índice era de 55,6%.

Dessa forma, em março, a maioria dos brasileiros entrevistados considera que o desempenho de Dilma como presidente da República é ruim ou péssimo. A avaliação negativa chegou a 77,7%, contra 40,1% registrados na última pesquisa — uma alta de 37,6 pontos percentuais.

Governo Dilma

A pesquisa revela ainda que cresceu o número de pessoas que avaliam negativamente o governo da presidente Dilma Rousseff. De acordo com o dados da CNT, 64,8% das pessoas entrevistadas consideram o governo ruim ou péssimo.

O índice é 41,3 pontos percentuais maior que o registrado na última pesquisa CNT que avaliou o governo, quando 23,5% dos entrevistados avaliaram negativamente o governo Dilma.

Consequentemente, o número de pessoas que avaliam o governo de forma positiva caiu. A pesquisa deste mês mostra que 10,8% consideram o governo bom ou ótimo. Esse índice, em setembro do ano passado, era de 41%.

De acordo com a CNT, foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 unidades da federação durante a pesquisa. O levantamento foi realizado entre os dias 16 e 19 de março, portanto, após os protestos organizados contra o governo, no dia 15 de março.

Crises e promessas

Além de avaliar o governo e o desempenho pessoal de Dilma, a CNT ouviu a opinião dos entrevistados sobre as crises política e econômica, e as promessas feitas pela presidente durante a campanha eleitoral.

De acordo com a pesquisa, 81% das pessoas ouvidas avaliam que, nestes três primeiros meses de segundo mandato, Dilma não está cumprindo o que prometeu. Outras 12,9% avaliam que ela está cumprindo parcialmente e 4,7% disseram que ela está cumprindo as promessas.

Comparando com o primeiro mandato, 75,4% consideram que o segundo mandato está pior. Outros 16,4% disseram que está a mesma coisa e, para 2,8% dos entrevistados, o segundo mandato está melhor. Por fim, 4,4% não souberam avaliar.

Sobre o escândalo da Petrobras, 85% das pessoas entrevistadas afirmaram que estão acompanhando ou ouviram falar das denúncias de corrupção envolvendo a estatal. Entre essas pessoas, 68,9% avaliam que a presidente Dilma é a culpada pelo esquema.

Ainda entre os que afirmam acompanhar as denúncias, 65,7% acreditam que os envolvidos nos desvios não serão punidos e 57,4% acreditam que o governo federal não será capaz de combater a corrupção.

Inflação e protestos

Sobre a situação econômica, 92,8% dos entrevistados afirma estar preocupados com a crise e 63,9% consideram que a inflação está alta. Somente 3,1% das pessoas responderam que a inflação está baixa. E 91,2% disseram que já sentiram os reflexos da alta dos preços.

Sobre os protestos realizados contra o governo no dia 15 de março, 96,1% dos entrevistados afirmaram não ter participado de nenhuma manifestação contra Dilma Rousseff. No entanto, a maioria, 59,7%, disse ser a favor de impeachment da presidente.

 

R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *